Grupos e Questões Técnicas: uma Perspectiva Psicanalítica
- Silvana Souza Silva

- 3 de set.
- 2 min de leitura
Por Silvana Souza SilvaBaseado em: Ávila, L. A. Questões Técnicas. In: Grupos: uma perspectiva psicanalítica. São Paulo: Zagodoni, 2016.

Trabalhar com grupos é sempre um desafio. Como lembrava Freud ao comparar a psicanálise ao jogo de xadrez, há regras para iniciar e encerrar, mas o que acontece no meio é imprevisível. Com os grupos não é diferente: cada encontro traz novas nuances, interações e movimentos.
O grupo como um todo
Um ponto central é que o grupo sempre antecede o indivíduo. Cada gesto, palavra ou silêncio é parte de uma rede maior. No entanto, existe sempre a tensão com as tendências individualistas e narcisistas, que podem fragilizar os vínculos e gerar rupturas.
O papel do coordenador
O coordenador precisa favorecer a coesão e estar atento a:
como o grupo se forma e qual desejo compartilhado o une;
o contrato inicial, equilibrando semelhanças e diferenças;
as metas e objetivos que se transformam ao longo do tempo;
as barreiras (narcisismo, hierarquias institucionais, rivalidades) e os riscos que ameaçam a continuidade.
Além disso, deve cuidar para que a comunicação seja fluida, multidirecional e capaz de sustentar o trabalho grupal.
Dinâmica viva
Os grupos, como organismos, nascem, crescem, mudam e também morrem. Ao longo de seu percurso, enfrentam competições, cisões e até a formação de subgrupos. A liderança e a contraliderança emergem como expressões das necessidades coletivas, e cabe ao coordenador interpretar seus efeitos.
O valor terapêutico dos grupos
O grupo é um espaço de aprendizagem e transformação. Nele compartilhamos experiências, enfrentamos resistências, criamos projetos e nos abrimos a mudanças. É também um lugar de cuidado, capaz de sustentar sofrimentos e promover crescimento psíquico.
Em última instância, os grupos são ferramentas de trabalho e transformação: é neles que realizamos potencialidades, elaboramos vínculos e aprendemos a viver coletivamente.




Comentários